Ir para Conteúdo

Somos a bandeira de Portugal na internet

Eugénio Pinto é o novo Diretor de Inovação e Tecnologia do .PT

Eugénio Pinto é o novo Diretor de Inovação e Tecnologia do .PT

04-03-2024
Eugénio Pinto é o novo Diretor de Inovação e Tecnologia do .PT
Eugénio Pinto é o novo Diretor de Inovação e Tecnologia do .PT
04-03-2024
Eugénio Pinto assumiu funções a 1 de março, enquanto Diretor de Inovação e Tecnologia do .PT. Formado pela Universidade de Lisboa e anteriormente gestor de segurança de informação na BBC, onde esteve quase 10 anos, e na CGI, o engenheiro informático regressa à entidade responsável pela gestão, registo e manutenção de domínios sob .pt, onde já tinha trabalhado entre 2004 e 2008.

"É um regresso a casa, munido de novos conhecimentos, metodologias e formas de trabalhar, que tive oportunidade de aprender em contexto internacional”, disse Eugénio Pinto. "O .PT tem uma cultura e um espírito de equipa incríveis, e uma presença muito relevante no ecossistema nacional. Estou entusiasmado por estar presente num momento em que o .PT vai expandir a sua equipa técnica para alargar o impacto positivo que já tem em Portugal”, acrescenta.

"Estamos muito satisfeitos por voltarmos a contar com o Eugénio na equipa”, afirmou Luisa Ribeiro Lopes, Presidente do Conselho Diretivo do .PT. "Este regresso mostra que, até para profissionais que estiveram no estrangeiro, em Londres e em Paris, como o Eugénio, o .PT é uma casa atrativa, que oferece ótimas condições de trabalho e atrai pessoas altamente qualificadas. Acreditamos que o Eugénio é a pessoa certa para os desafios que temos pela frente”, conclui. 

O novo Diretor de Inovação e Tecnologia do .PT vai assegurar a implementação de novas funcionalidades técnicas, o aperfeiçoamento e alargamento da utilização do machine learning a novas áreas de trabalho e a implementação de um maior número de soluções baseadas em cloud. A aposta do .PT passa também pela revisão da arquitetura tecnológica, investimento em automação e integração com sistemas externos

Na área da Inovação, as prioridades do .PT passam pela multiplicação dos processos internos de cocriação, análise de dados e gestão de produto e serviço, criação de uma plataforma de gestão de ideias e aproximação ao ecossistema empreendedor. O .PT pretende afirmar-se como uma organização data-driven, nos próximos anos.

O .PT agradece ainda a Eduardo Duarte, Diretor Técnico cessante, pelos 14 anos de dedicação à organização e faz votos de sucesso no novo desafio.